Carreira - Projetos

Nesta página mostrarei os principais desafios que tive nos projetos em que atuo. Dado que minha carreira no Itaú Unibanco é a mais consistente e relevante no momento, elencarei somente os projetos em que tive participação nesta empresas:


Descomplica Facudade Digital

Semana do professor autor - novembro/2023
  • Estive em uma live juntamente com uma professora que acompanha os alunos e os próprios alunos para trazer novidades da disciplina em que fui autor e responder às perguntas dos alunos.
  • Foto do certificado da participação da semana do professor autor em 2023

Descomplica Facudade Digital

Tecnologias Inovadoras de Desenvolvimento de Sistemas
  • Fui autor da disciplina onde criei todo o material visual (apresentação em slides), materiais de apoio (descrição detalhada + referências) e gravação das 16 aulas em estúdio presencialmente
  • Foto do certificado de autoria da disciplina Tecnologias Inovadoras de Desenvolvimento de Sistemas

Neon Pagamentos S.A

The Developers Conference
  • Através do evento TDC Business 2022 São Paulo realizado de 22 a 24 de agosto de 2022, participei como palestrante da Trilha de Liderança Técnica, com o tema Carreira de Individual Contributor.
  • Foto do certificado de participação como palestrante na TDC Business 2022
Neon Tech Summit
  • Incentivo ao aprendizado de entrantes no mercado de tecnologia e estudantes, com a finalidade de divulgar assuntos de tecnologia com os especialistas da Neon. Através do evento Neon Tech Summit realizado de 20 a 24 de junho de 2022, participei como palestrante do assunto Mensageria.
Neon Data Week
  • Incentivo ao aprendizado de entrantes no mercado de tecnologia e estudantes, com a finalidade de divulgar a importância do Dado nas Empresas e na vida das pessoas. Através do evento Neon Data Week realizado de 23 a 27 de maio de 2022, participei como palestrante dos assuntos Mensageria e Consultas em banco de dados.
  • No tema Consultas em banco de dados disponibilizei um repositório com a referência bibliográfica utilizada no material, instruções para instalação e utilização de um banco de dados local. O repositório à seguir também possui exemplos de scripts para aprendizagem: https://github.com/evertonjuniti/consultas

Itaú Unibanco S.A

PIX
  • Como muitos já devem saber dadas as informações constantes nos veículos de comunicação, o PIX chega como um novo meio de pagamento praticamente instantâneo, disponível 24/7. O contexto deste projeto foi a entrega de uma funcionalidade na Tesouraria para solicitar liquidez ao Bacen (e posteriormente pagar esta solicitação de liquidez). Tratando-se de um banco do tamanho do Itaú Unibanco, não acreditamos que esta funcionalidade sequer será utilizada mas assim como o Redesconto é uma ferramenta que se faz necessário existir.
  • Como desafio continuar o desenvolvimento e testes de uma demanda que já estava em andamento (pois havia acabado de chegar), onde o foco principal era a homologação planejada do projeto. Um sistema já bem antigo feito em VB6 em que tivemos que desenvolver e testar bastante, uma vez que trata-se de um legado que por mais que tenhamos mexido em um módulo específico, tratando-se de um monolito pode impactar outras funcionalidades do sistema.
Segregação da base do sistema LK
  • Este projeto visava apartar o banco de dados de um sistema chamado LK para um servidor exclusivo e mais novo, evitando eventuais problemas. O contexto deste projeto foi a adaptação do sistema chamado MM à qual sou responsável para passar a utilizar o novo servidor do sistema LK. Parece muito simples (só trocar ConnectionString), porém dado que o sistema MM é um legado antigo em VB6, evidenciamos a necessidade de alterar linked server em mais de 40 procedures e alterar arquivos de configuração em mais de 40 servidores.
  • Como desafio a minha recém chegada na "comunidade" de Tesouraria em um time novo, onde além de começar a interagir com pessoas novas também há o sistema que comecei a conhecer. A orquestração das mexidas foi complexa, necessitando muita organização dada a quantidade de locais a serem mexidas. Fizemos a entrega beirando a perfeição, ficando para trás somente 2 procedures que acertamos em minutos sem impacto no operacional, mostrando que é possível fazer uma migração com excelência contando com um time nota 10!
GT de Tarifas
  • Participei de um grupo de trabalho para resolver alguns problemas já noticiados nos meios de comunicação em relação à tarifas que estavam sendo calculadas com algumas inconsistências. Neste contexto minha participação no projeto foi o de criar a centralização da manutenção de tarifas base do produto boleto, ou seja, a manutenção das tarifas independente de cliente, mas que serve como base para eventualmente aplicar-se descontos.
  • Como desafio o deploy da solução no PaaS da cloud privada do Itaú, pois seria a primeira aplicação no PaaS na "comunidade" de Cash Management. Aprendemos a como preparar a aplicação para uso no Paas (OpenShift) e apoiamos o time Enabler a documentar e replicar boas práticas para que outros projetos pudessem também ir para o PaaS.
Iti 6 meses
  • O que hoje conhecemos como produto ITI já foi chamado de Tokpag no passado, então este projeto originou-se como Tokpag 6 meses. O contexto era entregar as bases do conceito de wallet que o ITI usa num prazo de 6 meses.
  • Como desafio a entrega propriamente dita com um prazo bastante arrojado considerando que estávamos em apenas 3 pessoas: 1 engenheiro, eu como dev e mais um dev júnior que acabara de entrar no banco. O projeto em si até que não deu muito trabalho, pois sabíamos muito bem o que deveríamos fazer, mas o desafio mesmo foi "rampar" um analista que tinha esperiência com testes e que foi contratado para atuar no mainframe para entregar uma solução em Java. Tenho orgulho de ter contribuído para a carreira deste analista que entrou como júnior e hoje é pleno, era muito tímido e depois de um tempo já fazia apresentações para a "comunidade" inteira.
Interoperabilidade entre financeiras
  • Com a chegada de várias FinTechs, foi necessário adaptarmos para efetuar transferências entre o banco e estas novas instuições financeiras através de Conta Pagamento, uma vez que muitas FinTechs não possuem Conta Corrente. O contexto foi adaptar os sistemas de pagamentos para possibilitar a transferência para conta pagamento, tanto para outras financeiras como para conta pagamento no próprio Itaú.
  • Como desafio a minha responsabilidade como único sênior do time (na época) para entregar o projeto em 3 meses com um time que estava chegando na "comunidade" de Pagamentos. Minha missão era acolher estes analistas que vinham de outras áreas e liderar o desenvolvimento do projeto. Criamos em conjunto um padrão de codificação para que na ausência de qualquer analista um outro conseguisse levar em frente o desenvolvimento com uma baixa curva de entendimento do código. Tivemos alguns problemas sim nas implantações devido ao tamanho do desenvolvimento e o prazo extremamente agressivo, mas o time conseguiu contornar os problemas e fizemos a entrega de maneira satisfatória. Graças ao grande empenho do time que atuou de forma colaborativa exemplar, onde este exemplo de colaboração foi replicado em outros projetos futuros com outros times.
Bill Presentment
  • Produto estratégico que faz parte do market place de produtos de pagamentos, um dos primeiros serviços modernizados visando um local único para visualizar dívidas. O contexto foi criar do zero um produto já pensando em ser um serviço dentre vários que viriam a existir, com envolvimento de canais e contratação de serviços de fábrica de software.
  • Como desafio o desenvolvimento de um motor especializado em tratamento de arquivos CNAB, fiz em C# .Net (full framework) onde o produto final permitisse adicionar qualquer layout de arquivo em minutos sem precisar alterar nada do código. Também fiz alguns desenvolvimentos das API's em Java depois que a fábrica de software entregou a estrutura da API. Java era novo para mim na época, foi a primeira vez que construí uma solução usando Eclipse no banco e também fomos um dos primeiros a utilizar a cloud privada através de IaaS. Pude acompanhar a carreira de uma analista júnior (na época) que havia feito um movimento para a área de tecnologia há pouco tempo.
e-Financeira
  • Necessidade regulatória para o banco que envolvia o envio de informações de movimentações financeiras para a Receita Federal. O contexto foi o desenvolvimento do motor que lê arquivos texto gerados pelo mainframe com milhões de movimentações financeiras e envio à Receita Federal através de um web service com dados criptografados.
  • Como desafio a liderança de um time de 8 desenvolvedores para cumprir a demanda legal com prazo muito agressivo, onde fui o ponto focal para definir a solução na plataforma distribuída e fazer a ponte entre o que foi desenvolvido no mainframe para que nós da plataforma distribuída fizéssemos o nosso pedaço. Foi muito difícil precisar estar presente em todas as reuniões de definição e decisão da solução e "virar a chave" para falar da parte técnica com os demais desenvolvedores. Tivemos muitos aprendizados na utilização de um serviço interno que utilizava um servidor HSM para criptografar todos os dados antes de enviar à Receita Federal. Fizemos um desenvolvimento complexo que envolvia a transmissão destes dados da forma mais paralelizada possível e o mais rápido possível. Entregamos o projeto no prazo, porém devido ao volume passamos dias e dias acompanhando o processamento de milhões de movimentações 100% seguras e criptografadas.
Migração data center Mogi Mirim
  • Necessidade tecnológica para mover aplicações antes no data center de São Paulo (no Centro Tecnológico da Mooca) para o novo data center de Mogi Mirim. O contexto era remover afinidades das aplicações (ex: endereço IP fixo na aplicação) e implantá-las no novo data center sem impacto na disponibilidade das aplicações.
  • Como desafio fiquei como ponto focal responsável pela migração das aplicações front end da área de Wealth Management Services. Houve a necessidade de adequar praticamente todos os sistemas que migrei (mais de 10), sendo a substituição do IP de servidores pelo alias e/ou recompilação de aplicações com framework mais novo. No projeto também houve a migração do balanceador ACE para o BIG IP onde tivemos que adaptar vários sites para uso do X-Forwarded-For (antes usava o RemoteAddr) para segregação de acessos via range de IP.