Carreira - Experiência

Nesta página mostrarei minha experiência profissional e as empresas em que trabalhei. Elencarei as empresas pelas quais tive a oportunidade de contribuir da mais atual para a mais antiga. Informações como cargos, atividades e projetos relevantes estarão nesta página. As minhas habilidades adquiridas estão em outra página, acessível pelo link no menu ou clicando no botão abaixo:


Neon Pagamentos S.A.

Principal Software Architect : agosto / 2021 - atual
  • Atuo como liderança técnica no time de arquitetura para apoiar os demais arquitetos (especialistas e sêniors) nos diversos assuntos que envolvem a arquitetura. Lidero iniciativas para estudar, desenhar e implementar práticas a nível corporativo (ex: governança de API's). Em conjunto com o gerente de arquitetura tomamos decisões de tecnologia no contexto de arquitura e ajudamos os times na negociação e resolução de conflitos. Participo de entrevistas para trazer mais pessoas ao time de arquitetura e uso minha rede de colegas e amigos para trocar ideias sobre tecnologia.

Itaú Unibanco S.A.

Especialista em Engenharia de TI I : maio / 2021 - agosto / 2021
  • Atuo como Chapter Cloud com a responsabilidade de ajudar todas as squads a implementar soluções com uso da cloud pública (AWS). Ainda atuando como Tech Lead de uma squad com o objetivo de evoluir o sistema de Renda Fixa OnShore em produtos de Tesouraria, tendo como principal desafio encarar um sistema com linguagem obsoleta (VB6) com algumas décadas de existência. Os team members da squad são funcionários e parceiros que extendem a squad, onde somos em 7 pessoas ao total.
    Entre os projetos há bastante demanda legal, demandas de risco e evolução de alguns produtos conforme necessidades de mercado.
Engenheiro de Sistemas Sênior : maio / 2017 - maio / 2021
  • Atuei como Tech Lead de uma squad com o objetivo de evoluir o sistema de Renda Fixa OnShore em produtos de Tesouraria, tendo como principal desafio encarar um sistema com linguagem obsoleta (VB6) com algumas décadas de existência. Os team members da squad são funcionários e parceiros que extendem a squad, onde somos em 7 pessoas ao total.
    Entre os projetos há bastante demanda legal (PIX citando um exemplo) e evolução de alguns produtos conforme necessidades de mercado.
  • Como analista sênior tive a oportunidade de trabalhar em vários tipos de projetos, anteriormente com Pagamentos e Cash Management.
    Em Pagamentos entreguei o que foi o primórdio do que hoje conhecemos como produto ITI e também entreguei a Interoperabilidade entre instituições financeiras (via conta pagamento) liderando um time de desenvolvimento com 9 pessoas.
    Em Cash Management entreguei o sistema na plataforma distribuída que permite alterações de tarifas base de boletos, sendo a primeira solução produtiva de Cash Management a utilizar o PaaS da cloud privada Itaú.
    Vivenciei a mudança da estrutura de T.I. para as comunidades de entrega onde fui convidado a fazer um piloto na comunidade de Pagamentos, onde já de cara pude liderar um time para um projeto de demanda legal do banco.
  • Meu momento de carreira consistia na busca por uma posição como Especialista em engenharia de sistemas. Em todas as minhas avaliações de performance é destacado o meu "lado" técnico, além disso me atualizo constantemente e tenho conhecimentos sólidas em arquitetura distribuída. Procuro adquirir mais conhecimento técnico daquilo que considero ser essencial para o futuro e aperfeiçoar habilidades em liderança para exercer esta posição de Especialista.
Analista de Sistemas Pleno : julho / 2015 - maio / 2017
  • Atuei tanto em time de sustentação (onde fui promovido) e projetos (para onde fui posteriormente). Em sustentação trabalhava com a resolução de problemas de forma definitiva (nível 2 de atendimento), fui responsável pela migração de alguns sistemas de Wealth Management Services para o novo Data Center Mogi Mirim, atuando como ponto focal e acompanhando as migrações. Em projetos entreguei o e-Financeira, que consistia no envio de informações à receita federal por meio de serviços liderando um pequeno time de desenvolvedores.
  • Como analista pleno, já objetivava melhorar minhas habilidades em liderança para conseguir a posição de sênior. Além disso, buscava oportunidades para exercer liderança e para participar de projetos de relevância para o banco. Vivenciei a "horizontalização" da T.I. no banco onde escolhi ir para a antiga Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, para explorar ainda mais minhas habilidades técnicas juntando com oportunidades em liderança de times de desenvolvimento.
Analista de Sistemas Júnior : agosto / 2011 - julho / 2015
  • Entrei no banco para atuar em sistemas de Wealth Management Services onde meu primeiro desafio foi melhorar a performance de um sistema de conciliação de informações. Foi com este primeiro desafio que resolvi tirar minha primeira certificação internacional em SQL Server da Microsoft. Passei por alguns sistemas e vários projetos de todos os portes liderados por outros analistas. Foi neste período que aprendi uma coisa muito valiosa que nunca esquecerei, algo que uma gerente que tive me disse: "O não você já tem, busque pelo sim".
  • Consegui aproveitar bem as oportunidades que tive como analista júnior, sendo uma inspiração para outras pessoas no momento em que fui promovido a pleno. Lembro-me do contexto que estava em uma coisa que outra analista me disse na época, que foi mais ou menos no seguinte sentido: "você nos permitiu acreditar que é possível ser promovido no banco". Sempre houveram avaliações meritocráticas no banco, mas por alguma razão algumas pessoas ainda não acreditavam que com muito trabalho e entregas relevantes, podíamos seguir em frente. Tenho isto comigo até hoje pois acredito que as bases que ganhei como júnior servem de exemplo para as novas gerações que estão chegando, de que um trabalho bem feito será recompensado.

Easyway do Brasil Ltda

Analista Programador Júnior : fevereiro / 2009 - agosto / 2011
Analista Programador Cooperado : março / 2008 - fevereiro / 2009
  • Atuei na maior parte do tempo como programador VB6 (usando SQL Server e Oracle) para soluções voltados aos segmentos tributário, fiscal e contábil. Acredito que a parte mais significante nesta experiência que tive foi o bloqueio total da internet nas estações dos desenvolvedores. Só tínhamos à nossa disposição os arquivos de ajuda tanto do VB6 quanto o SQL Server Books Online para tirarmos nossas dúvidas. Isso mostra que é possível fazer um bom trabalho como desenvolvedor sem usar internet, aprendizado que hoje pouquíssimas pessoas até pela característica atual de um mundo globalmente conectado.

Série-Q Informática e Automação Ltda

Estágio em desenvolvimento de sistemas : março / 2006 - março / 2008
  • Apesar de trabalhar como estagiário, tive a oportunidade de supervisionar outros 2 estagiários, ainda de forma precoce e com poucas referências em relação à liderança de pessoas. Foi a experiência mais cansativa que tive pois trabalhava enquanto fazia faculdade, virando noites e noites por conta de alguns projetos da empresa. Foi uma bela escola para aprender programação e principalmente pela característica do negócio da empresa: automação. Pude programar fazendo conexão entre o software e diversos instrumentos voltados para qualidade industrial (paquímetros, relógio comparador, etc). Foi a única experiência que tive no meio industrial, mas acho que foi onde eu conheci muitos clientes e vi de perto os problemas que precisavam ser resolvidos.

Gema Turismo Ltda

Estágio em suporte técnico de informática : outubro / 2005 - março / 2006
  • Atuei mais como suporte técnico para as analistas de turismo da empresa, também fazia outras atividades mais administrativas. Foi um estágio importante pois pude vivenciar o que é o atendimento ao usuário e como estes se sentem amparados com a presença de alguém que possa resolver rapidamente os problemas. Foi o primeiro emprego que pude trabalhar um pouco com programação, ainda que numa plataforma própria e pouco conhecida no mercado.

Kodatec - Máquinas para Lavar Ltda

Estágio em Informática : agosto / 2004 - setembro / 2005
  • Praticamente meu primeiro emprego de 40 horas semanais! Não conhecia nada em relação à empresas, produtos e serviços. Minha atuação foi somente administrativo: criava ordens de serviço, orçamentos, ajudava no almoxarifado, um ou outro serviço de informática, etc. Mas foi uma excelente experiência para eu conhecer o que é uma empresa e principalmente como se portar em um ambiente corporativo.